


Avaliação de Risco - Reabilitação de Áreas Contaminadas
Para Para reabilitação das áreas contaminadas, a GEOpp adota como ferramenta de trabalho o procedimento técnico do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da Cetesb (órgão ambiental do Estado de São Paulo).
O processo de reabilitação de áreas contaminadas envolve a Investigação Detalhada, Avaliação de Risco e Remediação de Áreas Contaminadas (quando necessário).
A Avaliação de Risco é a etapa do processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana, ao meio ambiente e a outros bens, tais como edificações, infra-estrutura urbana e outros.
O objetivo principal desta etapa é determinar se existe risco à saúde da populaçãoexposta aos contaminantes provenientes das áreas Contaminadas sob Investigação (ACI), identificados na Investigação Confirmatória, acima do risco establecido como aceitável.
As áreas classificadas como Área Contaminada com Risco Confirmatório (ACRi) será parte integrante de um Plano de Intervenção que deverá ter contemplado:
-
Controle ou eliminação das fontes de contaminação;
-
Uso atual e futuro do solo da área a ser reabilitada, que poderá incluir sua vizinhança, caso a contaminação extrapole ou possa extrapolar os limites da propriedade;
-
Resultado da Avaliação de Risco à saúde humana ou ecológica;
-
Medidas de intervenções técnicas e economicamente viáveis e as consequências de sua aplicação;
-
Cronograma de implementação das medidas de intervenção propostas;
-
Programa de monitoramento da eficiência e eficácia das menidas de remediação; e
-
Custos das medidas de intervenção propostas.
A GEOpp presta assessoria e acompanha sua empresa em todas as etapas da Reabilitação de Áreas Contaminadas.
Consulte agora mesmo nossas condições comerciais e obtenha nosso suporte técnico ao longo de todo ano.